O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal
Apresentação
Entre os anos de 2016 e 2017, foi realizado um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que envolveu pesquisas junto a grandes empresas privadas do Distrito Federal e em notícias sobre estratégia veiculadas na revista Exame.
A intenção foi explorar como circulam, como são (re)apropriados e como se autorreforçam os sentidos sobre a estratégia, delineando diferentes perspectivas e práticas estratégicas das empresas do Distrito Federal, em relação com conteúdos, processos e práticas noticiados na revista de circulação nacional.
Síntese
A pesquisa envolveu:
- Mapeamento das grandes empresas privadas do Distrito Federal. A partir de rankings divulgados por entidades associativas e periódicos de grande circulação, foram mapeadas 58 empresas.
- Uma amostra de 10 empresas foi selecionada para a realização de entrevistas em profundidade com executivos (diretores, vice-presidentes e presidentes).
- Foram estudadas empresas dos setores: Indústrias de Alimentos e Bebidas, Construção e Engenharia, Serviços Especializados, TI & Telecom e Comércio Varejista (Classificação dos setores de acordo com o ranking Valor 1000).
- Além das entrevistas, foram analisados materiais institucionais de divulgação das empresas.
- Estudo dos sentidos atribuídos à estratégia através de conteúdos, processos e práticas estratégicas das empresas.
- Estudos dos sentidos atribuídos à estratégia através de conteúdos, processos e práticas estratégicas noticiadas pela revista Exame nos anos de 2015, 2016 e 2017.
- Discussão sobre as possíveis relações entre os discursos sobre a estratégia de grandes empresas privadas do Distrito Federal e os discursos sobre a estratégia veiculados na revista Exame.