A comunicação organizacional e os discursos sobre a estratégia: um estudo em textos institucionais de grandes empresas brasileiras e em notícias sobre negócios
Apresentação
A pesquisa investigou os discursos sobre a estratégia de grandes empresas privadas brasileiras, produzidos em processos de comunicação organizacional, e sua relação com a produção de sentido sobre a estratégia organizacional em notícias e reportagens publicadas em uma das maiores revistas de negócios do país.
Em uma perspectiva sistêmica, o enfoque não foi sobre as influências da mídia, mas sobre como ela se insere na complexidade das relações sistêmicas e como ela pode revelar e construir os diferentes sentidos assumidos pela estratégia e pelas práticas estratégicas no universo organizacional. Além da circulação de sentidos entre o noticiário e as organizações, o projeto explorou e indicou possíveis diferenças entre as apropriações e concepções de estratégia nas organizações pesquisadas e em seus setores de atuação.
Síntese
A pesquisa envolveu:
- O estudo de notícias e reportagens sobre estratégias empresariais publicadas na revista Exame em um período de 36 meses.
- Seleção de uma amostra de grandes empresas, a partir do ranking das 500 maiores empresas publicado na revista Exame.
- Estudo dos conteúdos, processos e práticas estratégicas divulgados em textos institucionais das grandes empresas.
- Discussão sobre as possíveis relações entre os discursos sobre a estratégia de grandes empresas privadas brasileiras e os discursos sobre a estratégia veiculados na revista Exame.